quinta-feira, 16 de julho de 2009

MEC divulga inscrição para segunda etapa do PROUNI em julho 2009

Os candidatos que não foram pré-selecionados na primeira etapa do processo seletivo do ProUni, perderam os prazos da primeira etapa, ou reprovados por não formação de turma ainda têm chances de concorrer a uma bolsa pelo ProUni. Desta forma, devem efetuar nova inscrição para a segunda etapa do Processo Seletivo do ProUni referente ao 2ª semestre de 2009, no período de 20 a 24/07/2009. O resultado desta 2ª etapa será divulgado em 28/07/2009 por meio do telefone 0800.616161 e da página eletrônica do ProUni na internet, www.mec.gov.br/prouni.
Caso o candidato seja pré-selecionado na segunda etapa do processo seltivo do ProUni, deve se dirigir à instituição com os documentos necessários para a confirmação das informações prestadas na ficha de inscrição, para conferir o cronograma clique aqui.
É de responsabilidade do estudante o comparecimento no período estabelecido. A perda deste prazo ou a não comprovação das informações implicarão na sua reprovação.
O ProUni pré-seleciona os estudantes que obtiverem as melhores notas no ENEM. O estudante é pré-selecionado para sua opção de maior prioridade, onde existam vagas disponíveis. Portanto, o estudante que tiver obtido o melhor resultado no ENEM é o primeiro a ser beneficiado em sua primeira opção, e assim por diante.
Algumas instituições submetem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo próprio. É possível verificar, na página eletrônica do ProUni, as instituições que aplicam este processo seletivo próprio. A instituição não poderá cobrar qualquer taxa pela aplicação deste exame.
Se aprovado e havendo formação de turma para a qual foi pré-selecionado, o candidato assina o Termo de Concessão de Bolsa do ProUni e é inserido no programa.
Para participar, o aluno precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista integral. O benefício também é estendido a pessoas com deficiência e professores da rede pública. Para concorrer, o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2008.
As bolsas integrais são reservadas a estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 697,50) por membro da família. As bolsas parciais podem ser pleitadas por candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.395) per capita.
O calendário do processo seletivo, a ficha de inscrição e outras informações sobre o programa estão disponíveis no site do MEC.

Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário